7 truques simples para lidar com o medo de ir ao Dentista

Posted by: Nuno Comments: 0

medo de ir ao dentista ansiedade de ir ao dentista medo da dor medos

Medo de ir ao Dentista pode ser um preditor de uma pobre saúde Oral

Tem medos ou ansiedades sobre ir ao dentista? Talvez os seus filhos estejam ansiosos com as idas ao dentista. No entanto, você sabe que você e os seus filhos devem ir. Os check-ups dentários são essenciais para ajudar a prevenir a cárie dentária e outras doenças.

Não está sozinho nesta luta. Muitas pessoas têm ansiedade em ir ao seu dentista – mesmo que tenham tido boas experiências. Isso porque a ansiedade geralmente é um medo sobre um evento futuro. Ficamos preocupados com algo que pode acontecer.

Medos e ansiedades dentárias comuns:

  1. Agulhas – algumas pessoas podem não gostar de agulhas em geral. Outros não gostam da ideia de injeções nas suas gengivas
  2. A broca – o medo de perfurar pode ser causado por uma aversão ao som e vibração, bem como medos sobre a dor
  3. Dor
  4. Constrangimento com dentes estragados – isso pode estar ligado à culpa por má higiene dentária ou medo de mau hálito
  5. Medo da sedação

 

Escolher um dentista

Se tem ansiedade odontológica, é vital escolher um dentista que ouça e reconheça os seus medos. Se eles não puderem ser empáticos quando estiver a falar com eles, é provável que também não sejam durante o tratamento. Procure recomendações de familiares e amigos. Também pode fazer alguma pesquisa online. Eles podem ajudá-lo a relaxar e tornar-se menos sensível ao desconforto. Se os seus filhos estão ansiosos sobre a visita ao dentista, um dentista pediátrico pode ser o melhor.  Não se iluda sobre a necessidade de os seus filhos irem ao dentista por serem pequeninos. Eles precisam. Os check-ups regulares são importantes para evitar a cárie dentária e outras condições. Até os “dentes de leite” podem ficar cariados. 

Depois de ter um dentista em potencial em mente, tente falar com ele. Se se sentir à vontade para conversar com ele, marque uma consulta inicial, apenas para um check-up. Certifique-se de que se sente confortável com este dentista antes de marcar qualquer tratamento. Se não está feliz, tente outra pessoa.

 

Medo nº1 – Medo de Agulhas

O medo de agulhas não se restringe apenas aos pacientes odontológicos. Quase 1 em cada 5 pessoas tem algum tipo de medo de agulhas ao consultar um médico. Certifique-se que conhece os seus medos conversando com o seu dentista antes da consulta. Eles estão familiarizados com essas ansiedades e podem ter maneiras de ajudar. Pode ser reconfortante saber que os dentistas usam géis anestésicos muito eficazes antes de lhe dar qualquer injeção. Isso deve ajudar a que não sinta nada. Esses géis anestésicos ajudaram muitas pessoas a superar o medo de injeções dentárias. Pergunte se o seu dentista pode dar injeções indolores ou usar gel anestésico antes de dar uma injeção.

Medo nº2 – A Broca

Algumas pessoas podem temer a dor de uma broca. Esse medo pode ser desencadeado pelo som da broca. No entanto, os pacientes são anestesiados antes de usar a broca. Quando suficientemente anestesiado, não sentirá qualquer dor.  Estará apenas ciente da leve pressão e vibração. Se o som o incomodar, coloque fones de ouvido e ouça alguma música. Isso pode ajudar a acalmá-lo e/ou distraí-lo. Pode ser um clássico calmante ou uma música para dançar – o que você preferir!

Medo nº 3 – Dor

Se já teve uma má experiência com dor de dentes antes, pode ter medo de repetir o procedimento. No entanto, muitos fatores entram em jogo com a dor dentária. Anestésicos e géis analgésicos estão agora disponíveis para a maioria dos tratamentos. Isso significa que não é provável que seja a experiência dolorosa que você teve no passado. Além disso, quando está com mais medo, tende a ficar tenso. Isso pode torná-lo mais sensível à dor. Alterar sua percepção da dor pode ser ajudado por:

  1. Aprender maneiras de relaxar
  2. Técnicas de respiração profunda
  3. Um ótimo dentista com o qual se sinta confortável
  4. Géis anestésicos

Medo nº 4 – Constrangimento com maus dentes

O seu dentista lida com dentes e gengivas danificados todos os dias. Há uma boa chance de que eles tenham visto muitas pessoas com problemas dentários piores do que os seus. Relaxe. É o trabalho do dentista ajudar as pessoas a prevenir problemas dentários. Mas também faz parte do trabalho deles lidar com dentes danificados e ajudá-lo a deixá-los tão saudáveis quanto possível. Pode ligar para o seu dentista e informá-lo de que está envergonhado com o estado de seus dentes – mas gostaria que ele ajudasse a reabilitá-los. Isso pode ajudar a quebrar o gelo. Também permite que eles saibam que você tem ansiedades sobre esse assunto. 

Medo nº 5 – Medo da Sedação

O medo de ser sedado divide-se em duas categorias. Algumas pessoas temem que estarão muito acordadas e conscientes da dor. Preocupam-se que os seus dentes e gengivas não estejam dormentes o suficiente e que venham a sentir dor. Outros temem ficar grogues, pois sentem que estarão fora de controle. Isso pode levar ao medo de sufocar, engasgar ou ser incapaz de engolir. É importante perceber que para os dentes superiores, apenas um dente individual será anestesiado. Para os dentes inferiores, às vezes a sua língua ou bochecha pode dar a sensação de inchaço quando anestesiada, mas não ficará. Poderá perdea a sensação nessas áreas, mas não a função. Portanto, fique tranquilo – não se vai engasgar ou deixar de engolir.

Superando medos e ansiedades dentais

Aqui estão algumas dicas para ajudar a superar os seus medos e ansiedades odontológicas:

 

  1. Identifique o seu medo. Depois de saber exatamente do que tem medo, pode começar a trabalhar em direção a uma solução.
  2. Escolha um ótimo dentista que ouça e se importe. Os seus medos só aumentarão se escolher um dentista que não seja adequado para si. Considere um dentista pediátrico para seus filhos.
  3. Leve alguém consigo. Alguns pacientes acham reconfortante levar uma pessoa de confiança
  4. Peça uma percepção da dor. Poderá encontrar alívio emocional ao saber o que esperar de um tratamento. Peça ao seu dentista para avisá-lo previamente sobre as sensações que pode vir a experimentar. Por exemplo, será um formigamento ou parecerá uma picada de mosquito?
  5. Não tenha medo de pedir sedação se achar que pode ajudar.
  6. Aprenda sobre mindfulness, meditação e técnicas de respiração. São ótimas maneiras de reduzir sua ansiedade.
  7. Procure ajuda profissional. A melhor solução é lidar com a causa raiz do seu medo. A menos que faça isso, você terá sempre medo de ir ao dentista. Quer continuar realmente a ter que se preparar para cada visita ao dentista?

Esses medos e ansiedades podem afetar a sua qualidade de vida se não forem tratados. Eles podem impedir que faça um tratamento importante ou visite o seu dentista.

Se os seus medos dentários estão a afetar a sua qualidade de vida, é hora de procurar ajuda. A psicologia e o coaching podem ajudar a reprogramar a sua narrativa interna. Procure um terapeuta experiente no tratamento de medos e fobias.

Tem seguro de saúde ou gostaria de saber se temos um protocolo em vigor que lhe interesse?

Novos acordos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *